Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ARISTOTELES ALVES FEITOSA
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
INTERATIVIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO QUADRÁTICA
Resumo
O presente trabalho tem por finalidade amenizar as dificuldades encontradas pelos
alunos do 1º ano do ensino médio, na compressão dos principais elementos gráficos
associados à função quadrática. Para atingir tal propósito, grande parte das aulas foi
ministrada no laboratório de informática, onde nesse caso, os alunos foram
incentivados, com auxilio de roteiros de construção, a criar fórmulas associadas à função quadrática dada no Excel e esboçaram os respectivos gráficos de tais funções, usando, respectivamente, o Winplot e o GeoGebra. Após essa etapa, os alunos foram submetidos a uma atividade avaliativa e, logo em seguida, a um questionário de satisfação. A mesma atividade, bem como o mesmo questionário, foram aplicados em uma terceira turma, cujo conteúdo foi abordado de forma tradicional, onde verificou-se uma diferença considerável de rendimento. As maiores notas ocorreram nas turmas com abordagem interativa em relação à turma com abordagem tradicional.
[Download TCC]