MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ARISTOTELES ALVES FEITOSA

UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA

Dissertação

Título
INTERATIVIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO QUADRÁTICA
Resumo
O presente trabalho tem por finalidade amenizar as dificuldades encontradas pelos alunos do 1º ano do ensino médio, na compressão dos principais elementos gráficos associados à função quadrática. Para atingir tal propósito, grande parte das aulas foi ministrada no laboratório de informática, onde nesse caso, os alunos foram incentivados, com auxilio de roteiros de construção, a criar fórmulas associadas à função quadrática dada no Excel e esboçaram os respectivos gráficos de tais funções, usando, respectivamente, o Winplot e o GeoGebra. Após essa etapa, os alunos foram submetidos a uma atividade avaliativa e, logo em seguida, a um questionário de satisfação. A mesma atividade, bem como o mesmo questionário, foram aplicados em uma terceira turma, cujo conteúdo foi abordado de forma tradicional, onde verificou-se uma diferença considerável de rendimento. As maiores notas ocorreram nas turmas com abordagem interativa em relação à turma com abordagem tradicional.
[Download TCC]