MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CARLA SATURNINA RAMOS DE MOURA

UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA

Dissertação

Título
Análise do processo de conceitualização de probabilidade por estudantes do Ensino Médio a partir da Teoria dos Campos Conceituais
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo verificar como ocorre a construção do conceito de probabilidade por estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Essa investigação teve como fundamentação a Teoria dos Campos Conceituais,proposta pelo psicólogo francês GeràrdVergnaud. A pesquisa desenvolveu-se em dois momentos; o primeiro foi a aplicação de jogos que tratavam de forma lúdica o conceito de probabilidade, o segundo foi a aplicação de uma sequência de atividades, envolvendo os mesmos conceitos abordados nos jogos. No primeiro momento, os estudantes trabalharam em grupo, enquanto no segundo momento resolveram individualmente as questões propostas. Os resultados indicam que as propostas desenvolvidas tiveram importante contribuição na laboração do conceito de probabilidade pelos estudantes participantes. Porém, para uma aprendizagem mais significativa, faz-se necessário que o estudante conheça outras situações relativas aos conceitos ora investigados. No entanto, mesmo apresentando diversas dificuldades, principalmente em conceitos como probabilidade condicional e probabilidade da união e/ou interseção de eventos, os resultados apontam que os participantes estão no caminho que conduz à compreensão dos conceitos e fenômenos probabilísticos, o que, de acordo com Vergnaud, é absolutamente natural, visto que a compreensão de um conceito ou de um campo conceitual só ocorre quando quem aprende é capaz de resolver diversas situações de natureza distinta, analisar suas formas de representação e mobilizar na variantes operatórios, tais como teorema em ação e conceito em ação.
[Download TCC]