Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CARLOS CLEY EVANGELISTA LADISLAU
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
NOÇÕES DE CÁLCULO DIFERENCIAL NO ENSINO MÉDIO
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo mostrar a viabilidade da introdução de noções de Cálculo Diferencial no Ensino Médio. Os sujeitos constituíram-se de alunos de 2º e 3º anos de escolas das cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, usando como princípio aulas expositivas e demonstrativas no intuito de prepará-los a
compreenderem, interpretarem e modelarem soluções do cotidiano que exijam conhecimento sobre o tema. Foi elaborada uma sequência didática, com caráter investigativo, por meio de um curso de extensão onde se explorou o software GeoGebra para visualização dinâmica gráfica, além de uma página interativa numa rede social para comentários discussões e exposição de resultados relativos ao curso. Iniciou-se em setembro de 2013 e teve coleta de dados para análise finalizada em dezembro do mesmo ano. Foram registradas as observações e os
resultados alcançados, mostrando que há a necessidade e a viabilidade de se introduzirem as noções de Cálculo já no Ensino Médio.
[Download TCC]