MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ADRIZA MACEDO DAMACENO LIMA

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA

Dissertação

Título
CONHECENDO OS ALUNOS QUE INGRESSAM NOS CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS DA UESB: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS CURSOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E FÍSICA.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo descrever alguns dos resultados de uma pesquisa que buscou analisar e compreender as dificuldades em conteúdos de matemática básica de alunos que ingressaram nos cursos de Licenciatura em Física e Ciência da computação da UESB, campus Vitória da Conquista, conduzida em 2013. Pesquisas na área de educação, em especial educação matemática, tem demonstrado que muitos alunos que ingressam no Ensino Superior trazem deficiências em conceitos elementares de Matemática do ensino básico. Como consequência dessas deficiências, tem-se altos índices de reprovação, em disciplinas do primeiro semestre dos cursos da área de exatas, especialmente Cálculo diferencial e integral. Assim, para estudar essa situação foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando obras que tratavam dessas dificuldades e que abordavam análises de erros cometidos por alunos em provas e como tal constatação poderia contribuir para o ensino de Matemática. A pesquisa teve inicio com a elaboração de um teste de sondagem com questões envolvendo matemática básica que foi aplicado aos alunos anteriormente mencionados. Em seguida foi feita a análise desses testes de forma quantitativa, através da categorização e análise dos erros. Foi feito ainda, um curso de Iniciação ao Cálculo com os alunos do curso de Licenciatura em Física, em que buscou-se observar com mais clareza as reais dificuldades em conteúdos de matemática básica trazidas por esses sujeitos. Os resultados obtidos indicam que os alunos em questão apresentaram deficiências referentes a conteúdos básicos da matemática. Além disso, foi possível perceber a importância de se buscar diminuir tais deficiências, no sentido de propiciar aos estudantes um melhor aprendizado e, assim, prosseguir no curso sem maiores dificuldades.
[Download TCC]