Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CARLOS EDUARDO DE PAULA ABREU
UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - São João del Rei - MG
Dissertação
Título
O Ensino de Matemática Contextualizado
Resumo
A matemática é a disciplina que mais reprova e pode conduzir ao fracasso e a
evasão escolar, mas a forma como vem sendo conduzido o seu ensino não permite que
os alunos relacionem os conteudos aprendidos na escola com o seu cotidiano. Cabe ao
professor levar a estes alunos a aplicabilidade da matemática no dia a dia. A questão que
se coloca é: como conscientizar os alunos sobre as aplicações dos conteudos matemáticos
no seu cotidiano e motivá-los ao estudo da disciplina? Com a Etnomatemática, que tem
por base a teoria sócio-interacionista pode-se compreender um ensino de matemática em
que há contextualização do ensino. A Feira de Matemática também é uma das formas
que auxiliam o aprendizado significativo. Este trabalho tem como objetivos apresentar
como os conteudos matemáticos aplicados de forma contextualizada podem fazer com que
os alunos aprendam matemática de modo significativo, demonstrar através de atividades
práticas como aplicar em sala de aula estes conceitos e descrever como levar a comunidade
escolar e aos familiares os trabalhos desenvolvidos pelos próprios alunos através de uma
Feira de Matemática. Este artigo se desenvolve através de uma pesquisa bibliográfica
que embasa a construção de atividade prática contextualizada, com o uso de material
concreto e a possibilidade de ser aplicada em sala de aula. A solução de questões que
fazem parte da vida diária dos alunos, como o porquê do parafuso ser sextavado permite
abordar diferentes conteudos e faz com que os alunos passem a pensar sobre temas diários
de forma matemática. O uso de materiais concretos e situaçõs reais torna a aula mais
criativa e participativa. Portanto, a execução deste artigo serve como apoio a outros
profissionais da educação que procuram em sua prática na sala de aula desenvolver aulas
mais interessantes, motivadoras e reflexivas.
[Download TCC]