MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CARLOS EDUARDO DE PAULA ABREU

UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - São João del Rei - MG

Dissertação

Título
O Ensino de Matemática Contextualizado
Resumo
A matemática é a disciplina que mais reprova e pode conduzir ao fracasso e a evasão escolar, mas a forma como vem sendo conduzido o seu ensino não permite que os alunos relacionem os conteudos aprendidos na escola com o seu cotidiano. Cabe ao professor levar a estes alunos a aplicabilidade da matemática no dia a dia. A questão que se coloca é: como conscientizar os alunos sobre as aplicações dos conteudos matemáticos no seu cotidiano e motivá-los ao estudo da disciplina? Com a Etnomatemática, que tem por base a teoria sócio-interacionista pode-se compreender um ensino de matemática em que há contextualização do ensino. A Feira de Matemática também é uma das formas que auxiliam o aprendizado signifi cativo. Este trabalho tem como objetivos apresentar como os conteudos matemáticos aplicados de forma contextualizada podem fazer com que os alunos aprendam matemática de modo signifi cativo, demonstrar através de atividades práticas como aplicar em sala de aula estes conceitos e descrever como levar a comunidade escolar e aos familiares os trabalhos desenvolvidos pelos próprios alunos através de uma Feira de Matemática. Este artigo se desenvolve através de uma pesquisa bibliográfi ca que embasa a construção de atividade prática contextualizada, com o uso de material concreto e a possibilidade de ser aplicada em sala de aula. A solução de questões que fazem parte da vida diária dos alunos, como o porquê do parafuso ser sextavado permite abordar diferentes conteudos e faz com que os alunos passem a pensar sobre temas diários de forma matemática. O uso de materiais concretos e situaçõs reais torna a aula mais criativa e participativa. Portanto, a execução deste artigo serve como apoio a outros pro fissionais da educação que procuram em sua prática na sala de aula desenvolver aulas mais interessantes, motivadoras e reflexivas.
[Download TCC]