MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CARLOS WILSON PIMENTEL DE LACERDA

UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE

Dissertação

Título
SEQUÊNCIAS E SÉRIES: CONHECENDO E CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS DE ABORDAGEM
Resumo
O ensino de séries e sequências no ensino médio, superior e os problemas propostos nas olimpíadas de matemática do ensino médio, apresentam propostas bastante diversificadas. O ensino desse tópico é abordado de maneira mecânica enquanto que os problemas propostos nas olimpíadas exige um raciocínio lógico desenvolvido a partir do comportamento de diversas séries e sequências. Daí, faz­se necessário que o conhecimento tanto por parte do professor quanto do aluno, ambos do ensino médio, extrapole os limites tradicionalmente tratados na prática pedagógica do ensino de séries e sequências. Desta maneira, é necessário ter o conhecimento do que significa a convergência de uma sequência, suas propriedades, teste de convergência que possam ser utilizados no ensino médio, comportamentos de diversas séries e sequências como a sequência de Fibonacci, a série harmônica, progressões aritméticas de diversas ordens, etc. Levando em conta o estágio matemático do aluno do ensino médio, o professor deve desenvolver no educando habilidades e aquisição de ferramentas que possibilitem este a resolver problemas que possam romper com a matemática da memorização. Assim, o uso de jogos, a utilização da geometria para a compreensão da convergência entre outros, a utilização de diversos campos de conhecimento onde possa ser utilizado o ensino de séries e sequências e a resolução de problemas de séries e sequências das olimpíadas de matemática são ferramentas necessárias para que o professor possa aprender a aprender e assim conduzir os seus alunos para emancipação do pensamento matemático.
[Download TCC]