MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: VALDIR FERREIRA MOUZINHO

UFMA - Universidade Federal do Maranhão - São Luis - MA

Dissertação

Título
A MATEMÁTICA NAS OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO: análise do material didático do Curso Técnico em Agropecuária Integral do IFMA Campus São Luís- Maracanã.
Resumo
Esta pesquisa é resultado de longa experiência no ensino da Matemática no IFMA-Campus São Luís-Maracanã e visa solucionar alguns problemas de aplicação da matemática relacionados à metodologia utilizada na resolução de problemas em disciplinas do Curso Técnico em Agropecuária Integrado deste Campus. Para tanto, entrevistamos professores, examinamos livros didáticos, livros de apoio, apostilas e manuais utilizados por eles e as abordagens utilizadas na resolução de problemas que necessitam de conhecimentos de matemática. Embora tenha sido constatado que em vários problemas resolvidos não são mencionados os conteúdos de matemática que estão sendo aplicados e que a metodologia utilizada não traz na resolução todos os passos percorridos, fixamos estes estudos nas aplicações que envolvem proporcionalidades, desenvolvendo-os nas disciplinas: Química, Geografia, Zootecnia Geral e Agricultura Geral por terem aplicações de razões, proporções, regra de três e porcentagens, conteúdos de vasta aplicação nas diversas componentes curriculares do curso. Das resoluções analisadas nessas disciplinas, constam neste trabalho somente uma amostra de problemas de proporcionalidades que entendemos necessitarem de uma abordagem metodológica mais didática para que seu entendimento esteja ao alcance do maior número possível de alunos dentro de uma turma de conhecimentos matemáticos heterogêneos como as do curso em questão. Também daremos uma explicação matemática sobre o Quadrado de Pearson, uma regra prática e simples bastante utilizada no cálculo de ração. Após cada análise apresentamos uma proposta de resolução desses problemas, evidenciando as etapas da resolução de um problema, segundo Polya (2006), tentando fazer o aluno reportar-se aos conhecimentos de matemática adquiridos por ele nas séries anteriores.
[Download TCC]