MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ALEXANDRE GUSMÃO BRAGA

UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO

Dissertação

Título
MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA E DIFERENCIADA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho apresenta propostas para uma abordagem que permita melhorar os conhecimentos, analisando suas aplicações e pré-requisitos básicos do estudo da Matemática Financeira. Enfatiza-se a importância da aplicação dos conceitos matemáticos na vida das pessoas de modo que a aprendizagem ocorra de maneira prazerosa e não como obrigação, objetivando a formação de alunos críticos, porém participativos, capazes de modificar o meio social em que estão inseridos. A abordagem necessária desta proposta visa ajudar o docente na evolução da prática em sala de aula, bem como a sua metodologia em uso. O desenvolvimento diferenciado de atividades variadas, tais como exercícios, situações-problema e as experiências vivenciadas pelos alunos ajudam a construir uma aprendizagem contextualizada, respeitando a diversidade da sala de aula e visando atingir as competências e habilidades necessárias ao educando do Ensino Médio, de modo que o aluno, que é ou será o adulto de amanhã, não venha a cair em armadilhas comerciais nas ilusões de crédito fácil ou no consumismo exacerbado que é amplamente divulgado e exaltado pelos tipos de mídia existentes, gerando depois uma desilusão e um endividamento por parte das pessoas envolvidas. A escola tem o papel de trabalhar o conhecimento em Matemática Financeira, fazendo relação com os outros conteúdos estudados, mostrando a realidade, a fim de promover o exercício pleno da cidadania, pois seu objetivo não é formar mestres em finanças mais sim despertar e fornecer conhecimentos básicos que ajudem as pessoas a analisar situações financeiras cotidianas, fazendo-as tomar decisões que não lhes causem nenhum prejuízo.
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