Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PAULO SÉRGIO ADAMI
UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - São Carlos - SP
Dissertação
Título
FRACTAIS NO ENSINO MÉDIO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Resumo
Este trabalho pretende descrever uma sequência didática que visa dar condições para que os alunos construam noções sobre as aplicações da geometria fractal e dos sistemas dinâmicos, ajudando-os a perceber a importância da matemática para o desenvolvimento dos mais diversificados campos do conhecimento humano. A matemática, muitas vezes enfatizada nas salas de aula, privilegia seu aspecto
procedimental, ceifando o aluno de percebê-la como uma ciência dinâmica e ligada à compreensão de fenômenos nas mais diversas áreas do conhecimento. A Geometria Euclidiana, amplamente divulgada é, em geral, mais apropriada para o estudo das formas verificadas nas construções de casas, pontes, máquinas e etc., e
o aluno pode ser levado a imaginar que a matemática é distante das formas observadas além das janelas da sala de aula, como nas nuvens, flores, árvores, nos
raios que cortam o céu, etc.
[Download TCC]