MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LIN MING FENG

UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados - Dourados - MS

Dissertação

Título
Distâncias Astronômicas e Geometria
Resumo
A cada instante nos deparamos com situações que nos levam a reetir sobre conceitos, cálculos e processos referentes ao conhecimento matemático. Assim, o tema para a realização deste trabalho surgiu após a Olimpíada de Astronomia realizada na escola. A professora de Geograa mostrou-se preocupada com as diculdades encontradas pelos alunos na resolução de problemas que exigem o conhecimento de matemática básica. Partindo da ideia de que o estudo de trigonometria está relacionado às aplicações, isto permite explorar a interdisciplinalidade deste conteúdo integrando com a Astronomia, área que desperta muita curiosidade entre os alunos. Este trabalho apresenta uma experiência pedagódica realizada em sala de aula com alunos da educação técnica, o qual foi desenvolvido de maneira reexiva sobre a necessidade de interpretar e resolver matematicamente problemas que envolvem distâncias inacessíveis. Para isso foi necessário trabalhar inicialmente uma sequência de conteúdos: teorema de Tales, razões trigonométricas, geometria plana e geometria espacial, para então apresentar o problema do cálculo do diâmetro da Terra, da distância entre a Terra e Lua e da distância entre a Terra e Sol. Com esta proposta os alunos tiveram a oportunidade de superar algumas diculdades que estavam enfrentando com a geometria e matemática básica utilizadas na Astronomia. Durante o processo os alunos apresentaram soluções diferentes para o problema da ilustração comparativa entre as distâncias astronômicas mencionadas acima. Para ilustrar os tamanhos da Terra, Lua e Sol e suas respectivas distâncias em escala, criou-se situações em que os alunos foram capazes de mostrar criatividade e capacidade de raciocínio. Como instrumento avaliativo foram aplicadas atividades com questões da Olimpíada de Astronomia em sala de aula após a experiência pedagógica. O resultado dos alunos foi bastante satisfatório, pois mostraram melhoria na interpretação e na resolução de problemas que haviam sido apontados pela professora de Geografia.
[Download TCC]