Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ADRIANO DE SOUZA SANTOS
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA E LANÇAMENTO OBLÍQUO EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Resumo
Este estudo foca na discussão sobre a necessidade de novas estratégias para ensino de Física e Matemática. Com este propósito, primeiro, discutimos, a partir de levantamento bibliográfico, alguns aspectos sobre o ensino de Matemática e de Física, respectivamente, e os resultados (ruins) atingidos por estudantes do Ensino Médio no Colégio Estadual Antonieta Xavier Siqueira na cidade de Euclides da
Cunha, estado da Bahia, no ano de 2012. A pesquisa apontou que o alunado não consegue transferir para avaliações externas aquilo que foi abordado em sala de aula, pois esse aprendizado na maioria das vezes é simplesmente mecânico. Tal fato é decorrência da influência de vários fatores, entre eles o livro didático, inadequado para a promoção do saber, e os professores com uma formação que não dá a
preparação adequada para a atuação em sala de aula. A partir dessa constatação foi apresentada uma sequência didática numa perspectiva interdisciplinar como nova
proposta de ensino, cujo objetivo foi promover um trabalho conjunto entre os professores de Matemática e Física nos conteúdos funções afim e quadrática (em Matemática) e o lançamento oblíquo (em Física). A partir da aplicação dessa
proposta, espera-se que o alunado desenvolva o interesse pelo estudo dos conteúdos e assim venha a ter mais facilidade em aprender os conteúdos de forma integral.
[Download TCC]