Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: THIAGO MARQUES ZANON JACOMINO
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
FUNÇÕES RACIONAIS NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Neste trabalho, propomos a inserção do estudo das funções racionais, com um tratamento
algébrico e gráfico, na matriz curricular de matemática no Ensino Médio. Essa
introdução torna-se viável, na medida em que os alunos já possuem as ferramentas necessárias
ao trabalhar com as funções polinomiais, pois o assunto já faz parte de seu
programa de estudo. A abordagem das funções polinomiais costuma ter um tratamento
puramente algébrico e suas operações fundamentais são tratadas de forma metódica. Ao
estudar funções polinomiais, os alunos terão conhecimento que a soma, a diferença ou o
produto de duas funções é ainda uma função polinomial, mas o quociente de duas funções
não é, geralmente, uma polinomial. Essa observação motiva a definição de funções racionais,
bem como a introdução ao seu estudo. O tratamento gráfico das funções racionais
gira em torno da obtenção de suas assíntotas e a partir da análise de sua lei de formação.
De forma a tornar o assunto mais interessante e atrativo para os alunos, propomos, ainda,
que a segunda parte da atividade seja desenvolvida no laboratório de informática da escola,
onde os mesmos poderão fazer as constatações e confirmar os resultados obtidos em
sala de aula, utilizando-se para tal softwares matemáticos que possibilitam a construção
de gráficos de funções.
[Download TCC]