MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: THIAGO MARQUES ZANON JACOMINO

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
FUNÇÕES RACIONAIS NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Neste trabalho, propomos a inserção do estudo das funções racionais, com um tratamento algébrico e gráfico, na matriz curricular de matemática no Ensino Médio. Essa introdução torna-se viável, na medida em que os alunos já possuem as ferramentas necessárias ao trabalhar com as funções polinomiais, pois o assunto já faz parte de seu programa de estudo. A abordagem das funções polinomiais costuma ter um tratamento puramente algébrico e suas operações fundamentais são tratadas de forma metódica. Ao estudar funções polinomiais, os alunos terão conhecimento que a soma, a diferença ou o produto de duas funções é ainda uma função polinomial, mas o quociente de duas funções não é, geralmente, uma polinomial. Essa observação motiva a definição de funções racionais, bem como a introdução ao seu estudo. O tratamento gráfico das funções racionais gira em torno da obtenção de suas assíntotas e a partir da análise de sua lei de formação. De forma a tornar o assunto mais interessante e atrativo para os alunos, propomos, ainda, que a segunda parte da atividade seja desenvolvida no laboratório de informática da escola, onde os mesmos poderão fazer as constatações e confirmar os resultados obtidos em sala de aula, utilizando-se para tal softwares matemáticos que possibilitam a construção de gráficos de funções.
[Download TCC]