Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CÉLIA MIYUKI YAMASAKI
UEL - Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR
Dissertação
Título
CONSIDERAÇÕES SOBRE ALGUNS ASPECTOS DA LINGUAGEM MATEMÁTICA
Resumo
O presente estudo tem como foco os temas: Linguagem Matemática, Lógica e formalização dos resultados matemáticos. Por meio de pesquisa bibliográfica, foi realizada uma revisão literária fundamentada em referenciais tanto da Educação Matemática, quanto da Matemática. Buscou-se investigar as dificuldades inerentes à apresentação, expressão e comunicação dos conhecimentos matemáticos, seja no ensino, seja na aprendizagem; em qualquer nível escolar. Considerando a perspectiva de superar tais dificuldades, foram constituídos estudos que destacaram, no percurso das aulas de Matemática, os aspectos concernentes à Linguagem Matemática vivenciadas em diferentes experiências do cotidiano escolar. Estas, por sua vez, proporcionaram a reflexão sobre práticas educacionais que valorizem relações discursivas dos sujeitos educacionais, tanto professores quanto alunos, em posição de igualdade social. Neste contexto, as leituras das ações que permeiam a linguagem – como a fala, a escrita e os gestos, entre outras – foram analisadas e discutidas mediante confrontos obtidos pelos sujeitos educacionais, numa atitude, de fato, democrática. Priorizou-se a Lógica e sua importância, sob a ótica das argumentações, abordada substancialmente para sustentar o uso da linguagem matemática haja vista que uma demonstração matemática, requer o rigor lógico no estabelecimento da validade das afirmações. Na trajetória percorrida, no sentido de contribuir com a aquisição e ampliação de conhecimentos da Linguagem Matemática, alguns termos significativos – definição, noção primitiva, axioma, teorema, regras de inferência, modelo axiomático e demonstração – foram apresentados e discutidos, além de algumas técnicas de demonstração que foram exemplificadas. A preocupação centrou-se na formalização dos resultados matemáticos e, desse modo, na escrita de textos matemáticos. Diante das diversas concepções para o fortalecimento dos aspectos intelectuais e pessoais, o estudo apresenta uma proposta de intervenção, que se caracteriza como uma tentativa de comunicação das ideias matemáticas.
[Download TCC]