MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JULIANA SANTOS BARCELLOS CHAGAS

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS NO ENSINO MÉDIO NA OPINIÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Resumo
Tradicionalmente o conjunto dos números complexos é estudado no Ensino Médio, no entanto, não há um consenso sobre a relevância do estudo desse conjunto nesse nível de escolaridade. Ainda que conste nos livros didáticos, não está contemplado, por exemplo, na matriz de referência do Exame Nacioal do Ensino Médio (ENEM). Este trabalho objetivou descobrir a opinião dos professores de Matemática sobre este assunto e os fatores que influenciam esta opinião. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa com professores de Matemática que atuam no Ensino Médio. Também foram analisados livros didáticos e documentos que orientam a elaboração do currículo de Matemática. Os resultados da pesquisa apontaram que a maioria dos professores considera o ensino de números complexos relevante para o Ensino Médio. Os livros didáticos e os documentos oficiais tratam do tema, mas há uma tendência em considerá-lo opcional. Os resultados apontaram ainda que a falta ou o desconhecimento de aplicações compreensíveis para alunos do Ensino Médio é um dos principais fatores considerados ao se julgar a relevância do ensino de números complexos.
[Download TCC]