MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANTONIO LUIS NEVES SOUSA

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA

Dissertação

Título
ANALISE DE CONCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA USANDO O WINPLOT EM TRÊS NIVEIS: FUNDAMENTAL II, MÉDIO E SUPERIOR
Resumo
Ao longo dos anos, e principalmente na sociedade pós-contemporânea os professores de Matemática se deparam com indagações sobre o processo de ensino e aprendizagem em matemática, ou seja, são muitas as dúvidas sobre como os conceitos são ensinados na escola e como os alunos estão percebendo esses conceitos. Diante disso, esta pesquisa buscou responder à duas indagações que estiveram presentes durante minha trajetória docente: Por que os alunos apresentam tantas dificuldades em compreender os conceitos matemáticos? E como as tecnologias, em especial o computador, podem auxiliar neste aprendizado? Para tentar responder tais questionamentos o objetivo geral traçado foi o de Verificar a eficácia software Winplot no processo de ensino e aprendizagem em alguns conteúdos matemáticos nos três segmentos de ensino: Fundamental II, Médio e Superior. O caminho percorrido, ou seja, a metodologia, se pautou na aplicação de atividades propostas nas sequências de ensino e nos questionários aplicados após essas atividades. Após catalogação dos dados e análise, partindo da proposta de Gomes (1998), por categorização dos mesmos, se pôde tecer algumas considerações finais, como, a de que ficou evidente, que a utilização do software Winplot, nesses três níveis de ensino, enquanto uma ferramenta tecnológica, contribuiu significativamente para o aprendizado dos conceitos matemáticos abordados em cada ambiente educativo pesquisado.
[Download TCC]