MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANDRÉ LUÍS NERIS DE JESUS

UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA

Dissertação

Título
CRIPTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UTILIZAÇÃO DA CRIPTOGRAFIA COMO ELEMENTO MOTIVADOR PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE MATRIZES
Resumo
Este trabalho teve como objetivo geral investigar a possibilidade de implementar uma sequência didática para o desenvolvimento do tema criptografia, aliado aos conteúdos de matrizes. Para alcançar o objetivo geral da pesquisa foram traçados os seguintes objetivos específicos, como: investigar a relação entre a criptografia e os conteúdos de matrizes da Educação Básica; pesquisar e selecionar sequência didática com o tema criptografia para matrizes; desenvolver atividades aliando o tema criptografia aos conteúdos de matrizes na Educação Básica; implementar a Sequência Fedathi com o conteúdo de matrizes associado a temática da criptografia. Ao longo deste trabalho conceituamos criptografia e todas as terminologias associadas a essa temática, em especial cifras mono e polialfabéticas, esteganografia e etc. Depois foi abordado a parte histórica e sua evolução ao longo dos tempos, dando destaque especial a utilização da criptografia durantes as guerras e sua relação com a informática. Sendo a matemática a principal ferramenta da criptografia, assim foi abordo alguns resultados da matemática, que são de extrema importância para o funcionamento da criptografia, dando ênfase ao estudo das matrizes e aritmética modular. É dado um destaque especial as cifras de Hill, fundamentada matematicamente com a aritmética modular, com um enfoque maior a utilização dos conceitos de matrizes e determinantes para criptografar e decifrar as mensagens. Por fim, descreve-se uma Sequência Fedathi para alunos do Ensino Médio, abordando os conteúdos de matrizes e utilizando a criptografia para facilitar o ensino aprendizagem da matemática. A metodologia pedagógica tem como base a aprendizagem por resolução de problemas explorados, na qual são categorizados os níveis de desenvolvimento do pensamento lógico, que uma pessoa utiliza quando é solicitada a resolver um problema.
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