Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CLEONILSON DOS REIS FERREIRA
UFMA - Universidade Federal do Maranhão - São Luis - MA
Dissertação
Título
CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE: uma proposta para o processo ensino-aprendizagem do 7º ano do ensino fundamental.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática, onde é abordado
o conceito de proporcionalidade tratados nos conte´udos do 7? ano do ensino fundamental,
por meio da determina¸c˜ao da constante de proporcionalidade e da rela¸c˜ao entre as
grandezas(variáveis) proporcionais. A sequência de ensino orienta-se em uma pesquisa de
Ruiz(1986), sobre o conceito de proporcionalidade, um trabalho de Perotti(1999) sobre o
estudo da reta a partir das grandezas diretamente proporcionais e as defini¸cões de proporcionalidade
de ´Avila(1986) e de Lima (2006). Uma das ferramentas auxiliares de ensino
utilizadas na aplica¸c˜ao da sequência foi o software Geogebra, além do uso de outros materiais
como: cartão, palitos, bastões, papel e lápis. A sequência foi aplicada com alunos
do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Imperatriz, interior
do estado do Maranhão. Os resultados obtidos levam a concluir que houve uma evolução
significativa por parte dos alunos, na apreensão do conceito de proporcionalidade, propiciados
pela compreensão e o relacionamento entre a constante de proporcionalidade e as
variáveis dos problemas; e pelas devidas articula¸cões entre os diferentes conte´udos relacionados
com o conceito de proporcionalidade.
[Download TCC]