Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOSÉ PAULO DE ARAUJO
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar atividades com modelos de exercícios simples
e experimentais que visem dar ao aluno, desde as primeiras séries do Ensino Fundamental,
condições de construir o conceito de função de modo informal, possibilitando o
desenvolvimento de atitudes positivas perante a Matemática e diminuindo o impacto gerado
por este tópico, que normalmente só é apresentado a partir do 9???? ano.
Na construção das atividades foram considerados, os graus de complexidades de
acordo com os quatro níveis de compreensão do aluno proposto por Tinoco (1998), as
várias formas de representação do conceito de função, obtidas através de sua evolução
histórica e a atual organização da Educação Básica Fundamental do Sistema Estadual de
Ensino SEERJ (2011).
[Download TCC]