MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CESAR FERREIRA DE MACEDO

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
MATEMÁTICA SIGNIFICATIVA TRANSFORMANDO O ALUNO ESPECTADOR EM ALUNO MULTIPLICADOR DE CONHECIMENTO
Resumo
Este trabalho consiste em analisar as formas didáticas do ensino-aprendizagem da Matemática, assim como instrumentalizar o desenvolvimento da aprendizagem significativa. Utilizamos como tema a Matemática significativa por conhecermos a problemática de abordagens meramente expositivas. Trabalhamos com a hipótese do conhecimento adquirido pelo fazer pedagógico, pela prática e pela utilização de materiais concretos dando sentido aos conteúdos. A pesquisa teve como principal fonte teórica a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, mas, também buscamos suportes em estudos inseridos no campo da Educação Matemática, artigos que tratam de assuntos referentes ao ensino da Matemática. O estudo foi desenvolvido e aplicado nas turmas do ensino médio de uma instituição de ensino público, localizada no município de Caucaia, Ceará. Como metodologia, usamos primeiramente o diagnóstico, onde constatamos déficit nos conceitos básicos, aptidão pela matéria e outros afins. Trabalhamos a leitura como dispositivo auxiliar no processo de entendimento e apresentamos a Matemática significativa com objetos concretos. As turmas envolvidas com este trabalho tiveram um crescimento vertical nos resultados externos.
[Download TCC]