MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: THIAGO BARCELOS CASTILHOS

UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ

Dissertação

Título
Possibilidades pedagógicas para introdução de “fractal” no Ensino Básico e na formação de professores de Matemática
Resumo
Este trabalho consiste em apresentar atividades pedagógicas para o ensino básico e para a formação continuada de professores com o auxílio da geometria fractal. As atividades aplicadas no ensino fundamental consistem em utilizar o Triângulo de Sierpinski para a aprendizagem dos conceitos de fração, contagem, potenciação e semelhança entre figuras. No ensino médio, introduzimos inicialmente o conceito de fractal acompanhado de sua parte histórica bem como atividades relacionadas com dimensão fractal para aplicações em logaritmo. Com ajuda do software Geogebra foram realizadas atividades com progressões geométricas usando o fractal Tetracirculo. Para os estudantes de Licenciatura em Matemática foram propostas duas atividades: como utilizar fractal no ensino fundamental e médio, e como apresentar o conceito de limite através do fractal Ilha de Koch.
[Download TCC]