MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: AGIGLEUDO COELHO DE SOUSA

UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE

Dissertação

Título
ATIVIDADES INTERATIVAS COM O GEOGEBRA: UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA AO ESTUDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA
Resumo
Este trabalho apresenta uma sequência de atividades interativas com o software de Matemática dinâmica GeoGebra, abrangendo todos os principais tópicos de Geometria Analítica para o Ensino Médio. As atividades são abordadas aqui em forma de tutorial para que mesmo os usuários que não tem familiaridade com o software possam executá-las sem dificuldades. O trabalho ressalta também as vantagens de se fazer uso de recursos tecnológicos como o computador e softwares de geometria e matemática dinâmica no ensino de matemática trazendo um relato positivo de uma experiência vivida em uma escola de ensino médio do município de Morada Nova - CE. A sequência de atividades aqui mencionadas parte de atividades simples de cada tópico de Geometria Analítica para o Ensino Médio e passa para problemas essencialmente de Geometria Euclidiana Plana que são solucionados usando o método analítico, adotando um sistema de coordenadas apropriado, permitindo a participação ativa dos alunos no seu aprendizado por construírem e manipularem os objetos estudados com o GeoGebra e usarem um raciocínio diferente ao solucionar o problema. Por fim surgem algumas atividades de lugares geométricos que possibilitam ao aluno modificar figuras e verificar a preservação de suas propriedades. Esta proposta de trabalho é uma tentativa de prover para o professor um meio adicional e diferenciado para o ensino de geometria analítica no Ensino Médio que pode ser fonte de motivação para o aluno e que o permita perceber de forma mais clara a forte relação entre a álgebra e a geometria.
[Download TCC]