Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SÉRGIO LUIZ FRANCISCO
UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - São Carlos - SP
Dissertação
Título
ABORDAGEM DO ENSINO DE DESVIO PADRÃO EM LIVROS DIDÁTICOS
Resumo
O ensino de Estatística como parte do eixo de Tratamento de Informações é visto pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) como uma ferramenta para a interpretação do mundo que cerca o aluno, tendo em vista a diversidade de
áreas que utilizam os elementos típicos da Estatística (como tabelas, gráficos, etc) na divulgação de informações. Daí, a necessidade de que o ensino deste tema deva primar pela contextualização de seus conteúdos e fornecer subsídios para as tomadas de decisões. Assim, o objetivo deste trabalho foi apresentar uma sequência didática
que julga ser mais adequada quanto à significância para o aluno no que diz respeito ao ensino de alguns desses elementos da Estatística, especificamente o Desvio Padrão, com a aplicação de um exercício em uma classe da 3ª. série do Ensino Médio da rede pública estadual de educação, na cidade de Jahu. Juntamente, acrescenta-se que, após a análise de sete livros didáticos indicados pelos programas
PNLEM (Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio) e PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), quanto à abordagem do ensino de Estatística, verificou-se que em apenas um há a opção por essa sequência didática, na qual a
abordagem das definições da Curva Normal é associada às Probabilidades referentes a uma distribuição de frequências. Espera-se levar professores e orientadores
pedagógicos à reflexão sobre o ensino desse tema, tanto na atuação em sala de aula ou em orientações para profissionais da área de educação, como, na escolha
de livros ou quaisquer outros materiais didáticos.
[Download TCC]