MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: WELLINGTON MANOEL SANTOS DA SILVA

UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Maceió - AL

Dissertação

Título
Uma Abordagem Dinâmica e Inovadora para o Ensino da Geometria Analítica no Ensino Médio
Resumo
Neste trabalho, busca-se contribuir com o Ensino da Matemática Básica propondo, para tanto, uma sequência didática para o ensino de Geometria analítica no Ensino Médio. Nela trazemos algumas inovações como a introdução do conceito de vetor, e consequentemente mostraremos a facilidade proporcionada por essa introdução na resolução de alguns problemas clássicos do referido conteúdo, e o uso sistemático de um programa de Matemática Dinâmica: O Geogebra que trará maior interatividade entre os elementos geométricos e algébricos, sem falar na dinâmica proporcionada pelo uso desse programa tornando as aulas mais atrativas e interessantes. Para execução do objetivo acima descrito, previamente fizemos uma análise da mudança das propostas no referido assunto, isto em consonância com algumas teorias apresentadas no meio acadêmico, além de recomendações e orientações feitas pela legislação em vigor no país, elaboradas por diversos estudiosos da área. Além disso, como iremos trabalhar com um programa de computador, logo se fez necessário fazermos uma breve apresentação de mesmo, porém, não fizemos isso de maneira muito detalhada para não tornar o trabalho muito extenso. Como complemento do nosso trabalho elaboramos seis vídeos que servirão como apoio na utilização do Geogebra (Apêndice D). Preparamos no desenvolvimento deste trabalho aula por aula do assunto em questão e paralelo a isto, mantemos uma descrição de quais procedimentos devem ser feitos a cada momento da aula, trazendo propostas de exercícios, de animações no Geogebra e intervenções que podem ser feitos pelo docente. Em todas as aulas nosso objetivo principal é manter o aluno envolvido na construção dos conceitos e mantendo um nível acessível a grande maioria deles, mas sempre elevando este nível de modo geral gradual. Contudo, propomos uma avaliação mais diversificada proporcionando assim um diagnóstico mais amplo e preciso, isto embasados em teóricos da atualidade e própria experiência.
[Download TCC]