Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CLAUDECIO GONÇALVES LEITE
UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DOS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Resumo
Utilizar a história dos sistemas de numeração é criar momentos
diferenciados para que o aluno vivencie experiências na construção dos números
e que esses venham a entender que o sistema usado hoje pelas diversas culturas
é uma criação de toda a humanidade. O trabalho dissertará sobre a temática
sistemas de numeração, utilizando as publicações já existentes sobre o referido
assunto, fazendo, assim, uma ampla consulta bibliográfica em livros didáticos,
livros técnicos sobre o assunto e, também, resultados das avaliações externas
disponibilizadas pelos órgãos oficias. Os objetivos do trabalho voltam-se para
um resgate da história da matemática, como uma fonte de entendimento do
sistema de numeração decimal, usando a linha histórica da construção de outros
sistemas numéricos a fim de que os alunos possam comparar esses sistemas
numéricos com o sistema decimal e assim compreender melhor os nossos
números. Acreditamos que uma visão da matemática como uma ciência pronta,
que deve ser apenas “servida” em sala de aula, já não tem mais espaço nas aulas
de uma sociedade que passa por rápidas e profundas transformações.
[Download TCC]