MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CLAUDECIO GONÇALVES LEITE

UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE

Dissertação

Título
A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DOS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Resumo
Utilizar a história dos sistemas de numeração é criar momentos diferenciados para que o aluno vivencie experiências na construção dos números e que esses venham a entender que o sistema usado hoje pelas diversas culturas é uma criação de toda a humanidade. O trabalho dissertará sobre a temática sistemas de numeração, utilizando as publicações já existentes sobre o referido assunto, fazendo, assim, uma ampla consulta bibliográfica em livros didáticos, livros técnicos sobre o assunto e, também, resultados das avaliações externas disponibilizadas pelos órgãos oficias. Os objetivos do trabalho voltam-se para um resgate da história da matemática, como uma fonte de entendimento do sistema de numeração decimal, usando a linha histórica da construção de outros sistemas numéricos a fim de que os alunos possam comparar esses sistemas numéricos com o sistema decimal e assim compreender melhor os nossos números. Acreditamos que uma visão da matemática como uma ciência pronta, que deve ser apenas “servida” em sala de aula, já não tem mais espaço nas aulas de uma sociedade que passa por rápidas e profundas transformações.
[Download TCC]