MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CLAUDENOR ANCELMO DA SILVA

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
A TORRE DE HANÓI COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo
O presente trabalho apresenta uma atividade utilizando a Torre de Hanói como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem de função exponencial. Neste trabalho foi apresentada uma atividade lúdica onde o professor possa inserir os alunos numa situação problema cuja solução envolve a criação de um modelo matemático fundamentado na função exponencial. Primeiramente é feita uma introdução ao assunto através da fundamentação teórica, com ênfase especial à importância da utilização de jogos no ensino de Matemática. O desenvolvimento metodológico da atividade proposta utiliza-se dos fundamentos do jogo da Torre de Hanói para introduzir a noção intuitiva de função exponencial, explorando a lenda que envolve o jogo, apresentando a teoria sobre função exponencial e propondo problemas abertos, fechados e situações-problema. Citando alguns autores, procurou-se fundamentar a utilização da atividade como alternativa viável para aperfeiçoar o processo de aquisição das competências e habilidades básicas no ensino de funções, que se configura como base de construção de vários conteúdos do Ensino Médio. A atividade pretende aguçar no aluno a curiosidade em conhecer o jogo em seus diversos níveis de complexidade, deduzir que existe uma relação entre o número de movimentos e o número de discos, motivando-o a conhecer o conceito formal função exponencial, suas propriedades e resolver diversos tipos de problemas práticos envolvidos nesta teoria.
[Download TCC]