MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: SABRINA DA COSTA QUEIROZ

UECE - Universidade Estadual do Ceará - Fortaleza - CE

Dissertação

Título
O NÚMERO DE OURO: HISTÓRIA, MITOS E VERDADES E SUAS APLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Esta dissertação trata do número de ouro, sua história, suas verdades e mitos e algumas aplicações desse número na Educação Básica. As pesquisas sobre o surgimento do número de ouro revelam que sua história está intimamente ligada ao possível uso desse número nas artes e nos projetos arquitetônicos criados desde a antiguidade. Alguns desses fatos são discutíveis e serão analisados ao longo do trabalho fazendo com que se tenha uma visão crítica do número de ouro a ser trabalhada com os alunos da Educação Básica. Para verificação ou questionamento de alguns fatos que envolvem o número de ouro são usados recursos computacionais simples que podem ser trabalhados facilmente com alunos, o que torna até mais atrativo o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos envolvidos. Assim percebe-se que a matemática pode ser uma disciplina crítica fazendo com que o aluno apresente indagações e procure por respostas levando-o a despertar para a pesquisa.
[Download TCC]