Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SABRINA DA COSTA QUEIROZ
UECE - Universidade Estadual do Ceará - Fortaleza - CE
Dissertação
Título
O NÚMERO DE OURO: HISTÓRIA, MITOS E VERDADES E SUAS APLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Esta dissertação trata do número de ouro, sua história, suas verdades e mitos e algumas aplicações
desse número na Educação Básica. As pesquisas sobre o surgimento do número de ouro revelam
que sua história está intimamente ligada ao possível uso desse número nas artes e nos projetos
arquitetônicos criados desde a antiguidade. Alguns desses fatos são discutíveis e serão analisados
ao longo do trabalho fazendo com que se tenha uma visão crítica do número de ouro a ser trabalhada
com os alunos da Educação Básica. Para verificação ou questionamento de alguns fatos que
envolvem o número de ouro são usados recursos computacionais simples que podem ser trabalhados
facilmente com alunos, o que torna até mais atrativo o processo de ensino-aprendizagem dos
conteúdos envolvidos. Assim percebe-se que a matemática pode ser uma disciplina crítica fazendo
com que o aluno apresente indagações e procure por respostas levando-o a despertar para a
pesquisa.
[Download TCC]