Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RODRIGO RUIZ BRASIL
UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Porto Velho - RO
Dissertação
Título
MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Este trabalho é uma contribuição para a construção do conhecimento matemático em anos iniciais da Educação Básica quanto a Modelagem Matemática e sua utilização em sala de aula. Para tal, foi dividido em três etapas, a saber. Na primeira foi elaborado um questionário sobre o tema e aplicado junto aos profissionais de Educação que atuam até o 5º ano do Ensino Fundamental e com os professores de Matemática que atuam do 6º ao 9º ano. Tal questionário objetivou analisar o grau de conhecimento sobre a temática, metodologias utilizadas e satisfação profissional entre outras. Os dados coletados foram tratados estatisticamente com suporte do software EPI INFO versão 3.5.2. A segunda etapa constou da aplicação in loco de oficinas com os profissionais acima citados sobre Modelagem Matemática utilizando a metodologia do “colar de contas”. Na última etapa foi aplicado outro questionário que visava avaliar o nível de satisfação a respeito do novo conhecimento adquirido, procurando instigá-los à busca pelo aprofundamento da metodologia aplicada nas oficinas em situações-problema e suas modelagens matemáticas associadas confrontando dados obtidos da pesquisa com os resultados divulgados pelo MEC (Ministério da Educação).
[Download TCC]