MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RICARDO VIZ QUADRAT

UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ

Dissertação

Título
Mudando A Forma e Mantendo O Volume: Um Projeto Interdisciplinar com Embalagens no Ensino de Geometria Espacial
Resumo
Apresentamos nessa dissertação uma proposta educacional em formato de projeto que tem por objetivo principal trabalhar conceitos e competências de Geometria Espacial utilizando, para isto, embalagens de produtos encontrados no dia-a-dia. A principal tarefa realizada pelos alunos neste projeto é, após a escolha de um determinado produto, modificar a forma de sua embalagem original, sem alterar o seu volume, mas tentando melhorar ou corrigir alguma funcionalidade da embalagem. Além de fomentar relações dentro da própria Matemática,como também com outras áreas do conhecimento, o modo de como a proposta está estruturada(problematização, planejamento, execução, depuração e apresentação) cria um ambiente que permite promover várias competências e habilidades sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e Cultura: o desenvolvimento de atitudes de autonomia e cooperação; capacidade de expressar-se oral, escrita e graficamente em situações matemáticas; capacidade de utilizar ferramentas matemáticas que lhe permita expressar-se criticamente; entre outras. No trabalho incluímos uma sequência didática detalhada (incluindo sugestões de distribuição das atividades ao longo do ano e de formas de avaliação) e relatos de prática colhidos ao longo dos mais de 7 anos em que a proposta tem sido aplicada com alunos do segundo ano do Ensino Médio.
[Download TCC]