Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MÁRIO ROBERTO FILHO
UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba - MG
Dissertação
Título
Julio Cesar de Mello e Souza - o Malba Tahan: O Homem que Calculava, a vida e o legado
Resumo
Esse trabalho tem por objetivo apresentar algumas identidades criadas por Júlio César de Mello e Souza, professor coautor de livros didáticos de Matemática e de Literatura. Atuando também como professor-ator, em sala de aulas regulares, em cursos e palestras sobre a Arte de Ensinar matemática, o autor é também criador do Malba Tahan, um legítimo árabe dotado de crenças religiosas, fantasias e incríveis histórias para (re)inventar em suas práticas cotidianas de um autodidata, o Ensino de Matemática no Brasil, por quase seis décadas. Apoiados na pesquisa qualitativa, buscamos mostrar quem foi Júlio César de Mello e Souza, sua vida e seu legado e quais são suas influências no Ensino da matemática. Malba Tahan, uma de suas identidades, criou o homem que calculava, um personagem com raras habilidades em desembaraçar quaisquer problemas de cunho Matemático em agradáveis histórias narradas na obra, “O Homem que Calculava”. Ao analisar as várias histórias de Matemática da obra, tais como “a criação do sistema numérico decimal indo-arábico”, “a resolução de equações do segundo grau, pelo método Al-Khwãrizmi”, “a construção de quadrados mágicos”, entre outras, concluímos que, os pilares que sustentam a inovadora e agradável prática no Ensino da Matemática por Malba Tahan foi a tríade: Recreações Matemáticas, História da Matemática (contos e lendas) e Problemas e Curiosidades, o que vem ao encontro dos princípios norteadores das ações pedagógicas e lúdicas, responsáveis pela construção de um sistema de ensino e aprendizagem atento às características e exigências da sociedade contemporânea.
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