MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FLÁVIA ADOLF LUTZ KELLER

UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - São Carlos - SP

Dissertação

Título
DESCOBRINDO O NÚMERO ?
Resumo
O valor do comprimento de uma circunferência dividido pelo seu diâmetro tem como resultado um valor constante. Tal constante é denominada ? . Este valor é conhecido desde a antiguidade, por egípcios e gregos, mas somente na história mais recente esta constante foi reconhecida como sendo um número irracional. O objetivo deste trabalho foi explorar essa relação do círculo por alunos do Ensino Fundamental II e ampliação dos conjuntos numéricos a partir desta xonstante. Determinar este valor, verificando sua regularidade em todos os círculos através de experimentos práticos e também explorando os recursos tecnológicos disponíveis na escola, fazendo com que os alunos calculem o valor numérico de ? , fazendo-os participar do processo de construção e descoberta deste novo conhecimento. A sequência didática proposta foi baseada na Engenharia didática como metodologia de investigação, realizando-se ao final, uma análise a posteriori que demonstra que o aprendizado a partir de objetos manipuláveis, aliados aos recursos tecnológicos disponíveis, proporciona aos alunos uma maior assimilação do conteúdo matemático, tornando-se uma experiência marcante para os alunos do Ensino Fundamental e sendo uma importante ferramenta que completa as aulas e as tornam mais participativas. Espera-se que este trabalho auxilie os professores de matemática a refletirem que o uso de materiais manipulativos, software educacionais e todos os recursos disponíveis proporcionam maior assimilação e aproximação do aluno com os conceitos matemáticos.
[Download TCC]