Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ADALBERTO CARLOS DO NASCIMENTO SILVA
UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Porto Velho - RO
Dissertação
Título
COMPASSO TRANSFERIDOR ELETRÔNICO INTEGRADO – CTEI: uma contribuição didático-pedagógica para o desafio do ensino de Matemática e ciências afins
Resumo
Este trabalho tem como objetivo a produção de um equipamento que contribua para resgatar, na Geometria, o “brilho” dos instrumentos tradicionais de desenho e, por conseguinte, para o ensino-aprendizagem da Matemática. Com foco nesse propósito, é traçado um histórico da Geometria mostrando-a como um dos ramos de maior importância no desenvolvimento da Matemática, desde sua origem até os dias de hoje. Contudo, percebe-se que a construção geométrica convencional auxiliada por régua, compasso, esquadros e transferidor, à luz das novas tecnologias, tende a obsolescência. Esse modelo vem perdendo espaço para os modernos softwares gráficos, também chamados de softwares de Geometria dinâmica. No entanto, a despeito das novas tecnologias, a literatura sobre esse tópico da educação, em sua maioria, ainda afirma que a aquisição de conhecimento é potencializada quando ao aspecto virtual se associa a manipulação de elementos concretos. Assim surgiu a ideia que revitaliza os instrumentos ora em comento, compilando-os em uma só ferramenta pedagógica. A procura sem sucesso, por algo similar na memória científica, culmina com o desenvolvimento do Compasso Transferidor Eletrônico Integrado, tema deste trabalho, como resposta. A metodologia aqui empregada é a da pesquisa por novas tecnologias e a estratégia que alcança o objetivo é a experimentação. A partir dessas ponderações, conclui-se que, o instrumento desenvolvido aproxima tecnologias e traz como resultado praticidade às construções geométricas, além de se aplicar a pequenos cálculos de comprimento, área e volume, contribuindo, de forma positiva, tanto com o desafio de quem ensina quanto com o de quem aprende matemática.
[Download TCC]