MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: VICTOR FERNANDO DE MATOS

UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba - MG

Dissertação

Título
O ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÔES LINEARES: UMA ABORDAGEM
Resumo
O atual sistema educacional brasileiro apresenta problemas de naturezas diferenciadas e, nesse sentido, muitas ações são necessárias para modificar esse panorama. Assim sendo,esta dissertacão tem o objetivo geral de contribuir para a melhoria do ensino escolar no país, em especial, o de Matemática no nível médio. A partir dessa meta, delimitou-se o corpus deste trabalho, o conteúdo de Sistemas de Equacões Lineares, e a metodologia a ser seguida. O estudo teve como ponto de partida uma pesquisa sobre como esse conteúdo é abordado nos livros didáticos, por meio de um estudo comparativo entre as análises críticas apresentadas no livro Exame de Textos: Análise de Livros de Matemática para o Ensino Médio (2001) e resenhas contidas no Guia do Livro Didático 2012. Na sequência,foram relatadas diferentes interpretações sobre esse conteúdo e seus métodos de solução, segundo a visão do professor-pesquisador Elon Lages Lima em sua obra Matemática e Ensino (2007). Por fim, apresentou-se uma proposta inovadora para o ensino de Sistemas de Equações Lineares no Ensino Médio, fundamentada em uma visão geométrica que busca tornar as aulas desse conteúdo mais atrativas. Para isso, buscou-se estabelecer um elo entre Sistemas de Equações Lineares e Geometria Analítica, por meio da representação das equações lineares em eixos cartesianos, e enriquecer as aulas com o uso de materiais concretos e de softwares de geometria dinâmica.
[Download TCC]