MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RAQUEL OLIVEIRA BODART

UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba - MG

Dissertação

Título
Atitudes, concepções e práticas de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental sobre o ensino de Estatística
Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar as atitudes, concepções e práticas de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental sobre o ensino de Estatística. Participaram da pesquisa professores na maioria das vezes pedagogos, que atuam nas séries iniciais de escolas públicas e privadas, no município de Uberaba, Minas Gerais. O estudo constou de um levantamento sobre as concepções dos professores por meio de um questionário abordando o conhecimento matemático e estatístico e sua relação com o ensino. Foi constatada que, para a maioria dos professores, a estatística é uma ciência exata, que lida com números, gráficos e tabelas, auxilia na interpretação das informações do dia a dia e é importante no cotidiano; a maioria gosta razoavelmente da disciplina, também concorda que é uma disciplina difícil de ser trabalhada por não ter uma sequência didática que favoreça o ensino. Também são conscientes de que na sua graduação não tiverem o preparo necessário para lecionar esta disciplina. Alguns não desenvolvem o trabalho estatístico apesar de constar nos PCN, e aqueles que desenvolvem fazem isto por meio de atividades soltas entremeadas por atividades rotineiras. No desenvolvimento da pesquisa foi verificado que a maioria dos professores demonstra insegurança ao conceituar Estatística, acreditando que o ensino será bem sucedido se for contextualizado no cotidiano dos alunos e se trabalhar de forma lúdica, utilizando material concreto. O estudo mostra a necessidade de se qualificar os professores das séries iniciais para terem um conhecimento estatístico mais abrangente, que lhes permita compreender seu papel no processo de construção desse conhecimento na educação básica.
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