Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DANIEL SANTOS DE CARVALHO
UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO
Dissertação
Título
UMA APLICAÇÃO NO ENSINO DOS POLIEDROS E CORPOS REDONDOS PARA TURMAS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO USANDO DOBRADURAS E SOFTWARES LIVRES
Resumo
O estudo da Geometria Espacial desenvolve, nos alunos, habilidades de visualização, orientação no espaço, além de capacidades de medir, quantificar, fazer estimativas de comprimentos, áreas e volumes. Considerando a importância deste assunto e que muitos alunos encontram dificuldades na visualização tridimensional dos sólidos, foi apresentado uma proposta de ensino, utilizando a construção de sólidos geométricos, através de dobraduras e softwares livres como o Poly, GeoGebra e o Sketchup. Depois de realizado este estudo, propõe-se uma visita técnica a um estabelecimento em que os alunos possam evidenciar as formas geométricas presentes, com o objetivo de contextualizar o que foi estudado. Em seguida, sugere-se uma exposição do assunto a outras turmas da escola, dando mais responsabilidade aos alunos. Uma sequência de atividades de aula e de aplicação foi apresentada visando à orientação no estudo da disciplina. A aplicação desta proposta foi realizada em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, da rede pública na cidade de Imperatriz, Maranhão. Alguns resultados desta aplicação foram colhidos antes, durante e após a execução das atividades e ficou constatado que realmente a maioria dos alunos tem dificuldades de visualização dos sólidos espaciais e que a aplicação desta proposta favoreceu a aprendizagem da Geometria Espacial, diminuindo assim, o problema da visualização das figuras tridimensionais. Desta forma, observa-se a importância da utilização de meios para facilitar a visualização de figuras geométricas, contextualizar o assunto com o meio em que o aluno está inserido, bem como fazer com que se sintam responsáveis para transmitir alguns conhecimentos a outras turmas da escola.
[Download TCC]