MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CLAUDIVANIA DE ALENCAR DE AQUINO

UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA

Dissertação

Título
Introduzindo o Pensamento Combinatório nos Anos Finais do Ensino Fundamental: uma proposta de ensino
Resumo
Neste estudo, elaboramos uma proposta de ensino voltada à abordagem da Análise Combinatória nos anos finais do Ensino Fundamental. O principal objetivo é propor o estudo da Análise Combinatória nessa modalidade de ensino, possibilitando aos alunos interagirem com o conteúdo de forma integradora, uma vez que este conteúdo está presente em diversas situações do cotidiano das pessoas, não devendo, portanto, ser abordado apenas no Ensino Médio. Quando a Análise Combinatória não é explorada desde o Ensino Fundamental, muitos alunos sentem dificuldade quando se deparam com este conteúdo no Ensino Médio. O trabalho fundamenta-se em uma proposta de ensino que visa inicialmente averiguar os conhecimentos prévios dos educandos acerca da Análise Combinatória. Adotaremos como metodologia o trabalho em grupo, sendo que após a aplicação de atividades de sondagem envolvendo problemas combinatórios de quatro tipos (produto cartesiano, arranjo, permutação e combinação), são apresentadas duas outras sequências de atividades envolvendo esses conceitos de combinatória, dando ênfase para que o aluno resolva-as utilizando estratégias diversificadas, sem o uso de fórmulas. Diante da importância da Análise Combinatória surgiu a motivação para a elaboração desta proposta, na qual se buscou um embasamento teórico na análise dos trabalhos de outros pesquisadores, bem como em documentos oficiais que regem o ensino de Matemática no Ensino Fundamental e ainda em livros didáticos dessa modalidade de ensino. Esperamos que esta proposta venha a colaborar para a melhoria da Educação Básica, visto que pretende fornecer subsídio para o professor abordar a combinatória nas séries finais do Ensino Fundamental, além de auxiliar o aluno quando os conceitos de contagem forem explorados no Ensino Médio.
[Download TCC]