Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CELSO EDUARDO BRITO
UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA
Dissertação
Título
Formação Continuada de Professores de Matemática: Um relato de experiência com docentes da educação básica
Resumo
O presente trabalho, que _e um relato de experiência, ocorrendo na cidade de Eunápolis, durante o segundo semestre de 2012, através de um curso de extensão, contribuindo para capacitação de professores da rede pública de ensino, tem como perspectiva ressaltar a importância da formação continuada. A principal proposta metodológica utilizada foi a mudança de postura e quebra de paradigmas existentes sobre a teoria e a prática dos docentes, que encontravam-se defasadas por conta da falta de formação na área de Matemática. O principal objetivo _e descrever como a pesquisa e a investigação podem ser uma aliada na construção dos conhecimentos e uma abordagem qualitativa na realização do levantamento de dados, por meio da metodologia de resolução de problemas, proporcionando dessa forma, um aprendizado significativo para o aluno, sem regras prescritas, porém não deixando de lado o rigor matemático, através de materiais manipuláveis e utilizando softwares matemáticos em aulas de informática básica e aplicada. Os principais conteúdos matemáticos abordados foram o de Conjuntos Numéricos, Álgebra, Geometrias, Contagem, Probabilidade e Estatística. A formação continuada aparece em um cenário contextualizado, com a percepção que a Matemática e as Tecnologias da Informação estão presentes como múltiplas possibilidades que constituem momentos para investigação que abordem as questões levantadas pela Educação Matemática Crítica.
[Download TCC]