MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CLEDINARDO BERNARDO LAURENTINO

UECE - Universidade Estadual do Ceará - Maranguape - CE

Dissertação

Título
NÚMEROS IRRACIONAIS: UMA VISÃO MAIS AMPLA PARA O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Neste trabalho serão estudados os números reais com destaque para os números irracionais. O surgimento dos números irracionais é apresentado como uma forma de suprir a deficiência do conjunto dos números racionais no que diz respeito a medida de segmentos. Estudamos enumerabilidade dos conjuntos dos números racionais e a não enumerabilidade dos irracionais; o conceito de números algébricos e números transcendentes. Finalizando apresentamos dois números irracionais de relevância considerável no conteúdo da educação básica: o número PI e o número “e” explorando um pouco da história do surgimento destes e provando sua irracionalidade de modo que essa pesquisa sirva como ferramenta adicional aos professores da educação básica a respeito do assunto.
[Download TCC]