Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CLEDINARDO BERNARDO LAURENTINO
UECE - Universidade Estadual do Ceará - Maranguape - CE
Dissertação
Título
NÚMEROS IRRACIONAIS: UMA VISÃO MAIS AMPLA PARA O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Neste trabalho serão estudados os números reais com destaque para os números
irracionais. O surgimento dos números irracionais é apresentado como uma forma de suprir
a deficiência do conjunto dos números racionais no que diz respeito a medida de
segmentos. Estudamos enumerabilidade dos conjuntos dos números racionais e a não
enumerabilidade dos irracionais; o conceito de números algébricos e números
transcendentes. Finalizando apresentamos dois números irracionais de relevância
considerável no conteúdo da educação básica: o número PI e o número “e” explorando um
pouco da história do surgimento destes e provando sua irracionalidade de modo que essa
pesquisa sirva como ferramenta adicional aos professores da educação básica a respeito do
assunto.
[Download TCC]