Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: HAIDÉE DE FÁTIMA RODRIGUES MARCUSSI
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Hoje em dia, a Álgebra ocupa lugar de destaque no currículo de matemática nas escolas
de ensino fundamental e médio, ocupando um espaço bem maior do que a Geometria, por
exemplo. Era, portanto, de se esperar que, no mínimo, tal destaque se traduzisse num
aprendizado melhor - o que, segundo parece, não está ocorrendo. O presente trabalho
pretende identificar eventuais dificuldades dos alunos que se iniciam no estudo da Álgebra
e levar algumas contribuições para que o professor possa refletir sobre o ensino e aprendizagem
da mesma e assim, melhorar sua prática.Os conceitos algébricos iniciais são os
alicerces para a formação de conceitos algébricos posteriores, e quando estes não são
bem trabalhados, é provável que o déficit no ensino da Álgebra se prolongue, constituindo
um obstáculo à formação de outros conceitos.A identificação dos tipos de erros cometidos
pelos alunos no âmbito da aprendizagem da Álgebra e das suas possíveis causas permite
que o professor atue no sentido de proporcionar experiências de aprendizagem significativas
que promovam uma verdadeira compreensão dos significados próprios deste domínio
da Matemática.
[Download TCC]