MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: HAIDÉE DE FÁTIMA RODRIGUES MARCUSSI

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Hoje em dia, a Álgebra ocupa lugar de destaque no currículo de matemática nas escolas de ensino fundamental e médio, ocupando um espaço bem maior do que a Geometria, por exemplo. Era, portanto, de se esperar que, no mínimo, tal destaque se traduzisse num aprendizado melhor - o que, segundo parece, não está ocorrendo. O presente trabalho pretende identificar eventuais dificuldades dos alunos que se iniciam no estudo da Álgebra e levar algumas contribuições para que o professor possa refletir sobre o ensino e aprendizagem da mesma e assim, melhorar sua prática.Os conceitos algébricos iniciais são os alicerces para a formação de conceitos algébricos posteriores, e quando estes não são bem trabalhados, é provável que o déficit no ensino da Álgebra se prolongue, constituindo um obstáculo à formação de outros conceitos.A identificação dos tipos de erros cometidos pelos alunos no âmbito da aprendizagem da Álgebra e das suas possíveis causas permite que o professor atue no sentido de proporcionar experiências de aprendizagem significativas que promovam uma verdadeira compreensão dos significados próprios deste domínio da Matemática.
[Download TCC]