Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JESSE CARVALHO DA SILVA
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
A Álgebra Linear no Ensino Básico
Resumo
Os conceitos e aplicações algébricas de funções, produto cartesiano, matrizes, números complexos, polinômios são basilares para o ensino básico, e iremos uní-los em uma
só estrutura, chamada de Espaços Vetoriais, estudados em cursos de Álgebra Linear com o intuito de melhorar e fortalecer os conhecimentos dos professores do ensino básico, proporcionando-lhes mais segurança e clareza ao ministrar suas aulas, como também procura incentivar os professores a se atualizarem e fazer com que os seus alunos se motivem para o ensino superior, em áreas que a Matemática, em particular, a Álgebra Linear está presente. Conhecendo a denição de espaços vetoriais, acreditamos que o professor poderá compreender melhor as técnicas e operações algébricas dos conteúdos por ele ensinados, uma vez que munidos da operação de soma e produto por escalar, os objetos por ele ensinados
no ensino médio constituem exemplos clássicos de Espaços Vetoriais da Álgebra Linear. Acreditamos que o não conhecimento desta estrutura de álgebra, faz com que o
professor exponha de forma limitada e sem motivação futura, em termos de outros estudos por parte dos seus alunos no ensino médio, e é claro, que está visão ou esta abordagem não é interessante; é preciso melhorar esta visão em sala de aula, é preciso que o professor
tenha uma visão panorâmica daquilo que ensina. Assim, pretendemos com este trabalho apresentar os conceitos de funções, pares ordenados, matrizes, números complexos, polinômios (tipo especial de função) em seguida dotá-los de duas operações binárias, a saber, soma e multiplicação por escalar, usuais, e mostrar que estes são exemplos de Espaços Vetoriais ou Espaços Lineares, observando sempre as difenças que existem entre os objetos estudados, é bom enfatizar que nossa preoculpação maior não é com o conteúdo de Espaço Vetorial e sim sua exposição didática, mostrando que de algum modo esta associado aos conceitos estudados no ensino básico.
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