Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: NOEL JOSÉ DA COSTA
IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
Um material interativo para o ensino do Teorema de Pitágoras
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma atividade preparada e aplicada no ambiente computacional como recurso e estratégia no ensino-aprendizagem da matemática, dentro de uma linha de abordagem construtivista. Uma das preocupações é estabelecer as relações entre a noção de área e a demonstração do teorema de Pitágoras. A escolha do o ambiente gráfico
computacional para trabalhar o teorema de Pitágoras se deu por acreditarmos ser estimulador e atrativo aos alunos, possibilitando à superação de dificuldades cognitivas no aprendizado. Descreve-se o desenvolvimento da atividade em turmas do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio. É aplicado um questionário para avaliação prévia do interesse dos alunos em aprender com o apoio de recursos tecnológicos e uma ficha de avaliação para analisar os resultados obtidos e identificar as potencialidades desta nova abordagem. Por fim discutem-se tais resultados, refletindo-se e comentando-se sobre as vantagens e desvantagens dessa estratégia de ensino e aprendizagem, buscando uma visão mais ampla e geral dos resultados obtidos na prática em sala de aula. Finalmente, através do desenvolvimento do presente estudo, são apresentadas as conclusões, com sugestões de aplicações práticas de ensino da matemática.
[Download TCC]