Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MAGNO DE OLIVEIRA SILVA
UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ
Dissertação
Título
Uso de Ferramentas Computacionais no Processo de Ensino e Aprendizado na Teoria de Polinômios na Educação Básica
Resumo
Este trabalho estuda as ações e resultados que envolvem o ensino de polinômios com o auxílio de recursos
computacionais para alunos do 3º ano do ensino médio. A metodologia fundamenta-se numa perspectiva construtivista com enfoque no uso de recursos computacionais de modo interacionista. Primeiro, analisa-se o uso de novas tecnologias na educação básica com especial atenção aos vídeos e o software GeoGebra. Segundo, analisa-se interpretativamente as ações tomadas num estudo de caso em episódios de ensino, transcritos e registrados pelos alunos como atividade de avaliação. Para a elaboração das atividades considerou-se como usar os vídeos e o GeoGebra para a construção do conhecimento e, para a análise interpretativa, avaliar como as habilidades e competências no estudo de polinômios eram adquiridas. Da consideração dos episódios, ficou evidenciado que com o auxilio de recursos computacionais é possível avançar muito no estudo de polinômios, incluindo derivar e determinar a equação da reta tangente de um polinômio.
[Download TCC]