MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MÁRCIO DE CASTRO ALHADAS

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
FUNÇÕES HIPERBÓLICAS NO ENSINO MÉDIO
Resumo
A presente dissertação é uma proposta didática que visa a introdução de noções de Funções Hiperbólicas, na matriz curricular de matemática do Ensino Médio. Teve-se como objetivos apresentar as definições de funções hiperbólicas, discutir um pouco a história do seu surgimento e desenvolvimento e suas propriedades, verificando suas semelhanças e suas relações com as funções trigonométricas circulares, também trazendo aplicações, como determinar, por exemplo, a forma exata da curva assumida por um cabo homogêneo flexível, de densidade uniforme, suspenso pelas duas extremidades, sob a ação da gravidade; Essa curva, conhecida como catenária, que é bem descrito pelo cosseno hiperbólico. A introdução na matriz curricular seria possível, uma vez que os alunos, especificamente do 3º ano do Ensino Médio, já têm o conhecimento das funções exponenciais, as funções trigonométricas circulares, bem como suas relações, e também o conhecimento do estudo das secções cônicas, especificamente a hipérbole. Essa inserção seria bastante facilitada com o uso de softwares livres, como Geogebra e Winplot.
[Download TCC]