Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MÁRCIO DE CASTRO ALHADAS
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
FUNÇÕES HIPERBÓLICAS NO ENSINO MÉDIO
Resumo
A presente dissertação é uma proposta didática que visa a introdução de noções de
Funções Hiperbólicas, na matriz curricular de matemática do Ensino Médio. Teve-se como
objetivos apresentar as definições de funções hiperbólicas, discutir um pouco a história
do seu surgimento e desenvolvimento e suas propriedades, verificando suas semelhanças
e suas relações com as funções trigonométricas circulares, também trazendo aplicações,
como determinar, por exemplo, a forma exata da curva assumida por um cabo homogêneo
flexível, de densidade uniforme, suspenso pelas duas extremidades, sob a ação da gravidade;
Essa curva, conhecida como catenária, que é bem descrito pelo cosseno hiperbólico.
A introdução na matriz curricular seria possível, uma vez que os alunos, especificamente
do 3º ano do Ensino Médio, já têm o conhecimento das funções exponenciais, as funções
trigonométricas circulares, bem como suas relações, e também o conhecimento do estudo
das secções cônicas, especificamente a hipérbole. Essa inserção seria bastante facilitada
com o uso de softwares livres, como Geogebra e Winplot.
[Download TCC]