Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RONIEL DE LIMA BRELAZ
UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará - Santarém - PA
Dissertação
Título
O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E O USO DO COMPUTADOR EM SALA DE AULA
Resumo
Ensinar matemática utilizando métodos tradicionais em uma sociedade informatizada tornou-se uma tarefa árdua para o professor, principalmente porque a influência da informatização na educação é uma realidade irreversível. Tal realidade vem obrigando os profissionais a repensarem sobre sua prática pedagógica. Mudanças na postura do professor em relação ao ensino tradicional tornaram-se inevitáveis com a chegada dos laboratórios de informática nas escolas. Por isso, este trabalho tem como propósito estimular o professor de matemática a utilizar software educativo para complementar o conteúdo ensinado, facilitar o processo ensino-aprendizagem e tornar as aulas mais atrativas, criando um ambiente propício para a educação que a sociedade atual exige. Mas, devido a dificuldade do professor em implementar essa nova tecnologia no ambiente escolar, este trabalho, além de mostrar a importância da utilização de software educacional para o ensino da matemática, apresenta uma proposta metodológica com os procedimentos que devem ser adotados para contribuir com eficiência na aplicação do programa, facilitando a aprendizagem do conteúdo ensinado. A proposta foi baseada no que Grando (2000) em sua tese de doutorado chamou de “Momentos de jogo” e neste trabalho denominado “Momentos do processo”, no qual é utilizado o Geogebra para mostrar de forma detalhada os passos que devem ser adotados na aplicação do software, de maneira que o professor compreenda a importância do computador no processo ensino-aprendizagem. Mas, para verificar se realmente a metodologia era eficiente, a proposta foi aplicada em turma de 7ª. série e os resultados foram apresentados em forma de tabela. Através dos resultados e depoimentos dos alunos foi possível concluir que a proposta apresenta resultados satisfatórios.
[Download TCC]