MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: NACIARA PEREIRA DANTAS DA FONSECA

UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Caicó - RN

Dissertação

Título
Uma Proposta Alternativa para o Ensino de Progressções Relacionadas a Funções
Resumo
Geralmente o ensino das progressões aritméeticas e geométricas é feito separadamente das funções a nfis e exponenciais, com a utilização de fórmulas prontas, sem a preocupação de repassar para os alunos a relação que existe entre esses conteúdos. Pretende-se com esse trabalho apresentar uma maneira de ensinar esses conteúdos de forma integrada, iniciando com a de finição do conceito das funções afi m e exponencial, através de situações do cotidiano dos alunos. Em seguida foram mostradas propriedades e comportamento gráfi co de tais funções, e posteriormente foram apresentadas as progressões aritméticas e geométricas como uma restrição das funções afi m e exponencial, respectivamente. Dessa forma introduziu-se o estudo das progressões tomando por base as funções citadas a partir de situações vivenciadas pelos próprios alunos.
[Download TCC]