Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: NACIARA PEREIRA DANTAS DA FONSECA
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Caicó - RN
Dissertação
Título
Uma Proposta Alternativa para o Ensino de Progressções Relacionadas a Funções
Resumo
Geralmente o ensino das progressões aritméeticas e geométricas é feito separadamente das funções anfis e exponenciais, com a utilização de fórmulas prontas, sem a preocupação de repassar para os alunos a relação que existe entre esses conteúdos. Pretende-se com esse trabalho
apresentar uma maneira de ensinar esses conteúdos de forma
integrada, iniciando com a definição do conceito das funções afim e exponencial, através de situações do cotidiano dos alunos. Em seguida foram mostradas propriedades e comportamento gráfico de tais
funções, e posteriormente foram apresentadas as progressões aritméticas e geométricas como uma restrição das funções afim e exponencial, respectivamente. Dessa forma introduziu-se o estudo das progressões tomando por base as funções citadas a partir de situações vivenciadas pelos próprios alunos.
[Download TCC]