Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CLAUDIA SANTOS CODATO SEGURA
UEL - Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR
Dissertação
Título
RELEITURA DE OBRAS DE ARTE PELO VIÉS DA GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Resumo
O presente estudo teve como objetivo apresentar uma sequência didática de aplicações de conceitos da Geometria Analítica, por meio da releitura de obras de
arte abstracionistas, utilizando como recurso didático o software GeoGebra. A opção por este trabalho partiu da necessidade de ensinar Matemática de forma atraente e
significativa, valendo-se do ensino interdisciplinar e utilizando os recursos da tecnologia educacional, de forma que professor e alunos assumam a condição de
sujeitos cognitivos. A metodologia adotada constou de pesquisa bibliográfica sobre o ensino da Matemática, o uso das tecnologias na educação, incluindo informações
sobre o GeoGebra, bem como o movimento Abstracionista e a técnica de releitura. Também foram analisados quatro livros didáticos destinados ao Ensino Médio, referente ao ensino clássico da Geometria Analítica. Neste contexto, aplicou-se um instrumento de coleta de dados junto a 21 alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Olavo Bilac, situado em Cambé, Paraná, visando traçar o perfil da turma e suas relações com a Matemática. Em seguida foi realizada uma intervenção pedagógica durante a qual foi concretizada a releitura de uma obra de arte
abstracionista, utilizando o software GeoGebra. Os resultados obtidos nas diferentes etapas da intervenção permitem afirmar que o uso do software selecionado pode
modificar a ação dos alunos durante as aulas de Geometria Analítica, conferindo-lhes autonomia para planejar ações, executá-las e refletir sobre elas, favorecendo a
aprendizagem. Comprovou-se ainda que o uso da tecnologia possibilitou a abordagem dos conteúdos matemáticos com suas abstrações intrínsecas e aprendizagem significativa. Da mesma forma, a motivação representou um dos aspectos que mais se sobressaiu na sequência didática concretizada.
[Download TCC]