Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCELO LUIS DA CRUZ LISBOA
UFPR - Universidade Federal do Paraná - Curitiba - PR
Dissertação
Título
PRODUTO DE NÚMEROS NEGATIVOS: IDENTIFICANDO UM OBSTÁCULO
Resumo
Esse trabalho representa a parte de um artigo tratando de Números Negativos, obstáculos e estratégias de ensino. A construção do conceito de número negativo deparou-se com vários obstáculos. Sabe-se que a regra dos sinais para a multiplicação foi inicialmente apresentada à comunidade científica por Diofanto de Alexandria no século III d.C. Não obstante, somente no século XIX é que Hankel apresentou sua demonstração e formalização matemática. Contudo, esse conhecimento matemático demanda uma transposição didática para a compreensão pelo discente dessa multiplicação entre números negativos, o que muitas vezes não ocorre, ou por falta do saber científico pelo professor ou pela dificuldade de elaboração de um plano de aula que realmente supere os obstáculos que se colocam. O que se pretende aqui é apresentar um estudo histórico-epistemológico da multiplicação entre números negativos, os obstáculos para a consolidação da noção de número negativo a fim de fundamentar a exploração de estratégias para a facilitação do ensino da multiplicação entre números negativos.
[Download TCC]