Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MYLANE DOS SANTOS BARRETO
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
EDUCAÇÃO INCLUSIVA - UM ESTUDO DE CASO NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º. GRAU POR ALUNOS CEGOS UTILIZANDO MATERIAL ADAPTADO
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo verificar as possibilidades e dificuldades do uso de
películas de policloreto de vinila (PVC) produzidas em um duplicador Braille Thermoform
Ez-Form, no ensino de função polinomial do 1º. grau para alunos cegos. Tais películas
são utilizadas para reproduzir uma imagem em alto relevo. Além disso, a pesquisa também
pretende verificar de que forma os sistemas auditivo, fonador e háptico devem ser
utilizados no processo de ensino e aprendizagem de alunos cegos. O trabalho teve caráter
qualitativo e utilizou o estudo de caso como abordagem metodológica de investigação. A
escolha por películas de PVC ocorreu por se tratar de um material durável e de boa precisão
na reprodução de imagens em alto relevo. As películas foram moldadas no duplicador
por meio de uma matriz produzida em uma folha A3, na qual os gráficos, setas e pontos
eram representados por linhas enceradas e miçangas. O uso de materiais táteis permite
que o aluno busque, por meio do sistema háptico, características que seriam possíveis
somente pela observação. Assim, elaborou-se uma sequência didática que proporciona
a utilização dos sistemas auditivo, fonador e háptico, buscando promover o desenvolvimento
cognitivo dos alunos cegos a partir de suas potencialidades. Segundo Vygotsky, as
pessoas cegas apresentam o mesmo desenvolvimento qualitativo das pessoas videntes,
gerando processos compensatórios que permitem transpor as dificuldades geradas pela
ausência da visão. A experimentação da sequência didática, construída neste trabalho,
ocorreu com um aluno cego atendido pelo Educandário para cegos São José Operário,
localizado em Campos dos Goytacazes. O aluno recebeu a apostila elaborada, em Braille,
e as películas de PVC, porém solicitou que a apostila fosse lida para ele. Ao usar o sistema
háptico, o aluno explorou as películas na busca por informações sobre o domínio,
contradomínio, imagem, coeficientes, intersecções com os eixos, crescimento e decrescimento
de uma função polinomial do 1º. grau. Além disso, o uso das películas possibilitou
a marcação de pontos e a construção do gráfico de funções. Os alunos cegos, embora em
tempo diferente, apresentaram o mesmo desenvolvimento qualitativo dos alunos videntes
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