MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MYLANE DOS SANTOS BARRETO

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
EDUCAÇÃO INCLUSIVA - UM ESTUDO DE CASO NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º. GRAU POR ALUNOS CEGOS UTILIZANDO MATERIAL ADAPTADO
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo verificar as possibilidades e dificuldades do uso de películas de policloreto de vinila (PVC) produzidas em um duplicador Braille Thermoform Ez-Form, no ensino de função polinomial do 1º. grau para alunos cegos. Tais películas são utilizadas para reproduzir uma imagem em alto relevo. Além disso, a pesquisa também pretende verificar de que forma os sistemas auditivo, fonador e háptico devem ser utilizados no processo de ensino e aprendizagem de alunos cegos. O trabalho teve caráter qualitativo e utilizou o estudo de caso como abordagem metodológica de investigação. A escolha por películas de PVC ocorreu por se tratar de um material durável e de boa precisão na reprodução de imagens em alto relevo. As películas foram moldadas no duplicador por meio de uma matriz produzida em uma folha A3, na qual os gráficos, setas e pontos eram representados por linhas enceradas e miçangas. O uso de materiais táteis permite que o aluno busque, por meio do sistema háptico, características que seriam possíveis somente pela observação. Assim, elaborou-se uma sequência didática que proporciona a utilização dos sistemas auditivo, fonador e háptico, buscando promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos cegos a partir de suas potencialidades. Segundo Vygotsky, as pessoas cegas apresentam o mesmo desenvolvimento qualitativo das pessoas videntes, gerando processos compensatórios que permitem transpor as dificuldades geradas pela ausência da visão. A experimentação da sequência didática, construída neste trabalho, ocorreu com um aluno cego atendido pelo Educandário para cegos São José Operário, localizado em Campos dos Goytacazes. O aluno recebeu a apostila elaborada, em Braille, e as películas de PVC, porém solicitou que a apostila fosse lida para ele. Ao usar o sistema háptico, o aluno explorou as películas na busca por informações sobre o domínio, contradomínio, imagem, coeficientes, intersecções com os eixos, crescimento e decrescimento de uma função polinomial do 1º. grau. Além disso, o uso das películas possibilitou a marcação de pontos e a construção do gráfico de funções. Os alunos cegos, embora em tempo diferente, apresentaram o mesmo desenvolvimento qualitativo dos alunos videntes
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