MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FRANCISCO HEBER DA SILVA

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
Discutindo Probabilidade Geométrica no Ensino Básico
Resumo
Nos últimos anos têm sido costumeiro as discussões entre os profissionais que fazem o ensino de Matemática acerca dos problemas enfrentados por professores e alunos no que tange ao ensino e aprendizagem de certos conteúdos. As razões que geram essa problemática em sala de aula são as mais diversas, que vão desde a ausência de conhecimentos prévios, que traz danosas consequências já que a dependência cumulativa de saberes é uma das peculiaridades da Matemática, até o desinteresse pelos estudos por falta de alguma motivação prática ou teórica. O presente trabalho discorrerá sobre a possibilidade de conexão entre dois temas de grande destaque na grade curricular de Matemática do ensino básico, a saber, Probabilidade e Geometria, em que serão ressaltados tópicos de cunho histórico, conceitual e de aplicações, provocando uma reflexão entre professores e alunos, com análise das grades curriculares do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE), de escolas públicas do Estado do Ceará (CREDE 16) e de escolas públicas do Rio Grande do Norte (12ª DIRED), sobre o momento propício em que podemos introduzir problemas de Probabilidade Geométrica com potencial de resolução, que em paralelo possam servir de subsídios para os professores que tenham a pretensão de trabalhar com esse tema.
[Download TCC]