Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LEANDRO MACEDO DAMACENO
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
A aula de Matemática em vídeo e as Redes Sociais como recursos didáticos: uma experiência com a disciplina Estatística no Ensino Médio Inovador.
Resumo
O presente trabalho analisa a implantação da filmagem das aulas e
disponibilização dos vídeos na rede social Facebook para o ensino e aprendizagem da matemática. Com isso, se espera o favorecimento das relações entre os alunos, melhorando o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e obtendo maior eficiência no aprendizado, consequentemente, gerando a obtenção de melhores resultados nos processos avaliativos. Nesta perspectiva, pretende-se, também,
apresentar uma proposta de socialização das aulas como instrumento de inclusão, permitindo o ensino a qualquer momento e em qualquer lugar, respeitando o tempo e espaço de cada pessoa envolvida no processo de aprendizagem. Os sujeitos desta pesquisa foram os discentes do 1o ano do Ensino Médio do Colégio Centro Integrado de Educação Navarro de Brito, no município de Vitória da Conquista,
Estado da Bahia. Optou-se como meta principal responder a seguinte questão norteadora: “Como manter a motivação dos alunos do Ensino Médio na disciplina Estatística, tornando as aulas mais eficazes, alcançando melhor aprendizado e melhores resultados, fazendo uso das novas tecnologias?”. No que se refere à utilização de recursos tecnológicos para aprendizagem foram tomadas como modelo algumas concepções de Salman Khan (2011), além de outros autores que abordam o uso de tecnologias na educação. É uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, de modo que, os dados da investigação foram obtidos por observação, questionários, avaliações escritas e índices de desempenho. Todos esses procedimentos nos ajudaram a compreender como a prática educativa associada ao universo do aluno contribui para um aprendizado eficiente proporcionando maior interação entre os participantes.
[Download TCC]