MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOSÉ RILDO OLIVEIRA DANTAS

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
O USO DO GEOGEBRA, UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ESTUDO DE SINAIS SENOIDAIS E NA MONTAGEM DE UM FASOR EM CIRCUITOS ELÉTRICOS DE CORRENTE ALTERNADA
Resumo
A matemática do ensino médio apresenta um valor formativo, além de desempenhar um papel instrumental. No aspecto instrumental ela funciona como ferramenta que serve para vida cotidiana e para muitas tarefas específicas em quase todas as atividades humanas. O ensino de trigonometria através de caminhos tão formais e de exercícios herméticos provoca no discente a ansiedade em ver o lado prático-utilitário e várias são aplicações da trigonometria em diversas áreas das ciências e ramos do conhecimento e do trabalho. É tarefa do docente adequar a sua prática de acordo com o contexto da turma. Este trabalho relata a prática pedagógica realizada com alunos do 2º ano do curso técnico integrado de nível médio em eletrotécnica do IFRN Campus Mossoró. Foi elaborada uma atividade com o uso do GeoGebra nos conteúdos de trigonometria e de circuitos elétricos de corrente alternada de forma interdisciplinar entre matemática e eletrotécnica. Nela utilizou-se gráficos das funções originadas de circuitos elétricos de correntes alternadas em seu domínio temporal que tem como base a função v(t) = vpsen(?t + ?0) e verificado o estudo dos parâmetros vp, ? e ?0, o que acarreta a modificação de cada parâmetro no contexto gráfico e nas grandezas envolvidas, a análise matemática e física e, logo após o estudo das funções foi montado um fasor que serviu para fazer observações dessa representação gráfica semelhante ao comportamento da função seno no ciclo trigonométrico, onde foi verificado o sinal da corrente e da tensão em determinados momentos e também a relação com o quadrante onde o fasor se encontra, além de procurar se obter a tensão eficaz. Esse software facilita a aprendizagem de eletrotécnica e funções senoidais, pois permitiu o aluno a percepção dos conteúdos envolvidos, despertou a curiosidade e o interesse em aprender e contribuiu para uma maior compreensão do mesmo.
[Download TCC]